Lógica do Raciocínio / Argumento
Noção e divisão do raciocínio
O raciocínio, em geral, é a operação pela qual o espírito, de duas ou mais relações conhecidas, conclui uma outra relação que desta decorre logicamente. Como, por outro lado, as relações são expressas pelos juízos, o raciocínio pode também definir-se como a operação que consiste em tirar de dois ou mais juízos um outro juízo contido logicamente nos primeiros.
O discurso ou argumento é a expressão verbal do raciocínio, isto é, a formação intelectual das premissas e a conseqüente conclusão constituem o raciocínio e a manifestação de tudo isto, a nível verbal ou escrito, constitui o argumento.
O encadeamento lógico das proposições que compõem o argumento se chama forma ou conseqüência. As próprias proposições formam a matéria do argumento.
Como o raciocínio consiste em servir-se do que se conhece para encontrar o que se ignora, dois casos podem produzir-se, conforme seja o que se conhece inicialmente uma verdade universal (raciocínio dedutivo), ou um ou vários casos particulares (raciocínio indutivo), como veremos adiante.
Inferências ou Ilações
Como vimos, a primeira operação da mente é a formulação de conceitos, a segunda é a formulação de juízos. A terceira operação elementar da mente é o raciocínio, que consiste na passagem de uma verdade que já conhecemos para uma verdade que ignoramos, isto é, do juízo conhecido ao desconhecido. O novo juízo deve vir depois dos outros e também deve resultar deles. Este passo chama-se inferência ou ilação.
Fazer uma inferência é extrair uma ou várias proposições novas, não conhecida(s), de uma ou várias proposições já conhecida(s).
As proposições de que se parte denominam-se premissas ou antecedentes e as que se chega chamam-se conclusões ou conseqüentes.
As inferências podem ser:
As inferências podem ser:
- Simples ou imediatas – aquelas que têm lugar a partir de uma proposição, não havendo necessidade de intervenção de uma terceira.
- Complexas ou mediatas - têm lugar a partir de duas ou mais proposições.
muito legal a abordagem e referencia ao raciocíneo.
ResponderEliminarmuito legal a abordagem e referencia ao raciocíneo.
ResponderEliminar