Relação entre a Filosofia e a Politica

 Relação entre Filosofia política e política

O Homem é o único animal que vive em sociedade propriamente ditas, sendo assim as decisões políticas devem ser já por si objectivo de um juízo de tipo filosófico. A Filosofia é a reflexão e fundamentação dos actos políticos. A filosofia vem iluminar os conceitos inerentes à política; justiça, bem comum, Estado, tolerância, sociedade, bem como a definição da própria política.

A filosofia questiona o grau de liberdade adequada com a coesão social, o equilíbrio na divisão dos poderes. Cabe também a filosofia denunciar a absolutização da política e a redução à sua natureza precária. A filosofia deve criticar a política e todas as formas de dominação de homem para homem. A filosofia desempenha uma tarefa social importante e justifica o seu cuidado e preocupação pela existência humana concreta, se advertir os Homens quanto ao uso da política para fins pouco claros. Deste modo, a atitude crítica da filosofia perturba em alguns casos, a ordem política, ou por outra, os filósofos chamam a si o patrono da racionalidade, por isso Platão declara que a condição para a racionalidade política consiste no rei tornar-se filósofo ou vice-versa.

Em suma, podemos dizer que a relação existente entre a Filosofia e a política é similar à da ética e da moral, sendo que a primeira é uma reflexão sobre a segunda.


 

Palme Pedro

Bem-vindo(a) ao blog do Professor Palme Pedro, um profissional com mais de 10 anos de experiência no ensino secundário e apaixonado por Filosofia.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem