O Juízo e a Proposição
Se a primeira operação da mente consiste em formular conceitos, a segunda, é a formulação de juízos, isto é, a partir dos conceitos podemos formular juízos. Podemos então definir o juízo como sendo a operação mental mediante a qual relacionamos dois ou mais conceitos, afirmamos ou negando a sua vinculação.
Podemos compreender que sempre que o nosso espírito se achar capacitado para fazer uma afirmação ou negação em relação a qualquer realidade, está a “produzir juízos”.
Um juízo exprime-se na proposição. Ou seja, a proposição é o enunciado de um juízo. O juízo é constituído por idéias ou conceitos e a proposição por termos.
Nem todas proposições gramaticais correspondem a juízo como por ex.: as proposições interrogativas, as imperativas e as interjeições., não exprimem juízos porque não traduzem uma afirmação ou negação e desta forma não podem ser consideradas nem verdadeiras, nem falsas.
Estrutura do juízo
Um juízo é constituído habitualmente, por três elementos:
Sujeito (S) – que é o conceito acerca do qual se afirma ou se nega algo;
Predicado (P) – aquilo que é afirmado ou negado do sujeito;
Cópula – o elemento que faz a ligação entre o sujeito e o predicado.
sujeito e o predicado constituem a matéria do juízo; a cópula constitui a forma.
A cópula é normalmente expressa pelo verbo ser e pode assumir a forma negativa (não é) ou afirmativa (é).
A fórmula do juízo é: S é P.
Existem também juízos constituídos apenas por dois elementos. Como por ex.: o David estuda. Neste caso, devemos considerar que este equivale à fórmula: o David é estudante = S (David) é P (estudante).
Todo juízo que nega ou afirma absolutamente, a relação entre sujeito e predicado denomina-se categórico. Os juízos na sua forma padrão são introduzidos pelos quantificadores todo ou todos, nenhum e alguns.
Existem ainda juízos constituídos só pelo predicado, é o caso de juízos sem sujeito expresso, ou impessoais, como por ex.: chove. A fórmula lógica equivalente, neste caso é: o tempo está chuvoso.
Bem resumido
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor
ResponderEliminarAjudou-me bastante.obrigado senhor
ResponderEliminarGostei do blog, pois a matéria está totalmente compreensível e organizada.
ResponderEliminarme ajudaram muito agora tou capacitado oara fazer teste
ResponderEliminarObrigado
ResponderEliminar