Benvindos ao ano lectivo 2016 - 12a classe


INTRODUÇÃO À LÓGICA II


Lógica e Argumentação

Sobre qualquer que seja a pergunta o Homem constrói argumentos que podem ser verdadeiros ou falsos, convincentes ou não e por vezes enganosos. Com base na lógica, não distinguimos os argumentos válidos ou inválidos e compreendemos porque razão os mesmo são correctos ou incorrectos.

O que é argumentar?

Argumentar é fornecer razões que sejam a favor ou contra uma determinada tese. Sendo assim, argumentação constitui um ato, por um lado de pensamento e de discurso, o que implica a produção de proposições, teses e opiniões que requerem justificações e provas demonstrativas.
O discurso filosófico é comunicacional que utiliza raciocínios argumentativos.  Por isso a Filosofia interessa-se pela argumentação uma vez que ela constitui matéria de investigação e reflexão, e é também a forma particular do discurso.

Será o mesmo a argumentação e a demonstração?
A demonstração é um processo acima de tudo impessoal, cuja validade depende unicamente das deduções efectuadas; é um processo independente do sujeito e orador e diz respeito a validade de uma conclusão que parte das premissas com que se relaciona. A lógica é a área da Filosofia que estuda os argumentos demonstrativos com objectivo de compreender e demonstrar a validade dos argumentos válidos.

O que é persuasão? Trata-se de um discurso que recorrendo à sedução, apela mais ao sentimento, ao coração, ao inconsciente do que a razão; utiliza argumentos passionais ou preferenciais; tem por objectivo tornar algo apetecível , desejável agradável. Por isso, a função além de impor um desejo, criar uma necessidade de uma forma fictícias.
Palme Pedro

Bem-vindo(a) ao blog do Professor Palme Pedro, um profissional com mais de 10 anos de experiência no ensino secundário e apaixonado por Filosofia.

1 Comentários

  1. boa tarde sr Palme
    eu queria perguntar depois desses contiudo oque vem a seguir?

    ResponderEliminar
Enviar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem