Questionário 1. "Existe uma filosofia do negro, só que esta é diferente na forma e no conteúdo da filosofia europeia". Este trecho enquadra-se na... A. Filosofia cultural B. etnofilosofia C. filosofia critica D. filosofia profissional
2. Para P. Hountondji, a Filosofia africana não existe dado que em África há ausência...
A. da critica B. da reflexão C. de documentos escritos D. do raciocínio coerente
3.A etnofilosofia sofreu duras criticas ao ser considerada Filosofia africana. Em que consistiu?
A. ausência de critica na sua elaboração
B. fraca abordagem de temas actuais
C. omissão de datas tradicionais africanas
D. refere-se apenas a temas do passado
4. Para o pensador Placide Tempels...
A. a etnofilosofia não é filosofia
B. os africanos não tem uma filosofia própria
C. sempre existiu filosofia africana
D. só existe filosofia africana se for escrita por africanos
5. O filosofo P. Hountondji...
A. quer que os africanos não se preocupem com as questões culturais
B. não aceita que um europeu seja critico africanos
C. rejeita mitos e provérbios africanos como elementos filosóficos
D. reduz a filosofia a mera sensação
6. Segundo John Mbiti, a etnofilosofia pode ser considerada filosofia dado que...
A. a tradição oral também pode ser escrita
B. na tradição oral subjaz um pensamento especulativo.
C. os provérbios, os usos e costumes não são pensamentos críticos escritos.
D. os provérbios, os usos e costumes são pensamentos críticos e escritos
7. Segundo Wiredu e Hountondji a utilização de uma filosofia africana ainda constitui um problema, principalmente na maior parte da África subsahariana. Qual a causa fundamental para tal dificuldade?
A. Falta de filósofos em África C. Falta de vontade dos intelectuais africanos
B. Fraca tradição da Filosofia escrita D. Predominância da escrita em África
8. A escola que defende que, a função do filosofo africano, em relação a filosofia africana é de coleccionar, interpretar e difundir provérbios, contos folclóricos e mitos é representada por... A. Aime Cesaire B. John Mbiti C. Julius Nyerere D. Kwame Nkrumah
8. Os defensores da existência da Filosofia Africana são:
A Paulin Hountondji e Marcien Towa. C Placides Tempels e Alex Kagame.
B Marcien Towa e Alex Kagame. D Placide Tempels e Marcien Towa.
9. A que se prendem as críticas formuladas por P. Hountondji na problemática da existência da Filosofia Africana?
A Colectividade, miticidade e oralidade dos africanos
B Africanidade, subjectividade e literalidade dos africanos
C Pan- africanismo, negritude e black renaissence dos africanos
D Identidade, culturalidade e realidade dos africanos
10. Os críticos da Filosofia Africana são:
A Paulin Hountondji e Marcien Towa. C Placides Tempels e Alex Kagame.
B Marcien Towa e Alex Kagame. D Placide Tempels e Marcien Towa.
11. Porque razão, segundo Odera Oruka, os sábios tradicionais vivos estão destinados a converterem-se em filósofos?
A tem a sua racionalidade bem definida para a defesa das suas doutrinas
B o seu pensamento contém elementos que não são filosóficos
C são capazes de submeter à crítica e à modificação o seu pensamento
D a Filosofia é sempre um pensamento que subjaz nos mitos e lendas
12. Hountondji, defende que, o pai da Etnofilosofia Africana é...
A Alexis Kagame. C Ngoma Binda. B Kwame Nkrumah. D Placide Tempels.
13. Qual é a concepção de Paulin Hountondji sobre a Filosofia Africana?
A Um pedaço da tradição ocidental que versa sobre os problemas da África
B Um pensamento especulativo que subjaz nos mitos, provérbios, máximas lendas, etc.
C Um tipo de literatura produzido por africanos e que versa sobre os problemas da África
D Um tipo de pensamento monolítico, de crenças não racionalizadas
14. Os primeiros estudiosos da filosofia africana, na sua maioria antropólogos, não tomaram em conta a existência de pensadores tradicionais africanos. Ficaram interessados na visão folk dos diversos povos africanos e daí deduziram que pensamento africano é…
A acrítico. B crítico. C cultural. D religioso.
15. O debate em torno da possibilidade da existência da Filosofia africana emergiu como a tentativa de...
A chamar atenção ao Ocidente pelas injustiças cometidas.
B denunciar os europeus que denegriam os negros.
C desencadear a promoção de auto estima dos africanos.
D desencadear um movimento contra o racismo.
16. A crítica de Hountondji à etnofilosofia é de que a/o…
A Filosofia deve ser um pensamento escrito por africanos.
B Filosofia é empresa de um sujeito e não pensamento colectivo.
C mito, as máximas fazem parte das contribuições da civilização africana.
D mitologia não é Filosofia e a Filosofia começa onde a mitologia termina.
17. O pensamento “em África, embora exista filosofia não há filósofos” quer dizer, em África a Filosofia é integralmente colectiva, comunal e não uma actividade individual pertence a …
A. Anyanwu B. Hountondji C. Oruka D. Wiredu
18. Segundo Kwasi Wiredu, a filosofia africana existe porque…
A. Adequa-se com o pensamento colectivo africano. B. fundamenta os mitos e tradição africana.
C. responde às interrogações fundamentais do homem. D. valoriza a cultura e os valores africanos.
Boa noite senhor professor dr palme. Eu gostei muito da tua página,continue criando mas estratégias de ensino e aprendizagem como estás. E gostaria que essa página tenha mais conteúdos da décima segunda classe como filosofia política na antiguidade e na idade média.
ResponderEliminarsera que as perguntas nao possuem correçao?
ResponderEliminarobrigado
EliminarRespostas???
ResponderEliminarRespostas
ResponderEliminarVc sucaaaa
ResponderEliminarVocê é endemoniado?
EliminarPeço a Respostas
ResponderEliminarSó vejo questões sem explicação ou guia da resposta
ResponderEliminarSó vejo questões sem explicação ou guia da resposta
ResponderEliminarEstou apedir as respostas
ResponderEliminarPeço resposta
ResponderEliminarResposta
ResponderEliminarEstou a pedir respostas
ResponderEliminarResposta da 14
ResponderEliminarOnde que está as respostas
ResponderEliminar