Renascimento Africano


 
Renascimento africano

O povo africano sofreu várias humilhações pelo fato de sentir-se inferior em relação aos europeus que escravizaram-os durante vários anos e até hoje ainda existe os que se inferiorizam a outros e nesse caso, uma das grandes dificuldades que os africanistas tiveram foi como dizer ao africano que nunca tinha sido valorizado, que tinha efetivamente valor, e que ele era igual ao seu colonizador que tinha dignidade. Para tal, era necessário desenvolver uma ideologia que levasse o homem africano a renascer e a sentir-se um homem igual aos outros. O africano precisava de voltar a nascer psicologicamente para recuperar a auto-estima arrancada pelo colonizador.

Integração politico-regional na União Africana

Os lideres africanos cedo tiveram consciência da necessidade de implementar ações combinadas com finalidade de proporcionar melhores condições aos africanos, sendo assim concentraram-se na promoção de instituições capazes de promover o desenvolvimento económico e de criar condições de vida mais humana aos povos nativos. Assim foi criada a ONU e a conferência de Bandung, a UA, a SADC e a NEPAD.

           

 

Palme Pedro

Bem-vindo(a) ao blog do Professor Palme Pedro, um profissional com mais de 10 anos de experiência no ensino secundário e apaixonado por Filosofia.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem