Filosofia dos movimentos de libertação




1. Desenvolvimento segregado (Booker Washington)
Para Booker Washington, a melhor forma de combater contra o racismo branco e garantir a emancipação politica dos negros residia na emancipação económica. Acreditava que só acumulando riquezas é que o homem negro conquistaria o reconhecimento e respeito dos brancos. Para tal, apelava os negros a apostarem na educação técnico-profissional.

2. Renascimento negro (William Du Bois)
Du Bois defendia a integração politica e social dos negros e todos os afro-descendentes na cidadania americana em igualdade de circunstâncias que os brancos. O sucesso dependia em grande medida da restauração da auto-estima e identidade do próprio negro. Incutir no homem negro a ideia de que ele é igual ao branco.

3. Regresso a Africa (Marcus Garvey)
Garvey criou um movimento rival e com forte aceitação no seio das camadas menos escolarizada, que apelava ao regresso a África (terra natal)como única forma de conquistar a emancipação do negro e expulsar todos brancos da África para os respectivos continentes. Só assim, o homem branco, forçado pelas necessidades de manter sua economia, estabeleceria novas relações com a África em pé de igualdade.
Palme Pedro

Bem-vindo(a) ao blog do Professor Palme Pedro, um profissional com mais de 10 anos de experiência no ensino secundário e apaixonado por Filosofia.

Enviar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem