Filosofia Política na Antiguidade
Os sofistas – foram os primeiros a desviarem a rota tradicional do pensamento dos pré-socráticos (naturalistas) para o antropocentrismo (Homem no centro das atenções) e nas questões da moral e da política. Na política, elaboraram e legitimaram o ideal democrático. E também sistematizaram o ensino: gramática, retórica e dialéctica.
Platão (427 – 347 a.C.)
Foi o primeiro pensador da Antiguidade a apresentar um modelo de sociedade (sociedade ideal) que fosse mais justa e mais racional. Platão preconiza uma república na qual não há parlamento, em que os governantes não se submetem à lei.
Segundo Platão, a política deve ter a filosofia como seu instrumento e fonte de inspiração, pois, a filosofia é a via segura de acesso aos valores de justiça e de bem. O rei deve tornar-se filósofo ou o filósofo deve tornar-se rei (sofocracia). O Estado de Platão é um Estado ideal, de igualdade entre homem e mulher. Assim, o melhor governo é o da sabedoria, da razão e da inteligência (rei-filósofo ou filósofo-rei). A filosofia é marcada pela defesa rigorosa e constante da razão e da justiça. Só o filósofo pode ser moderado e não violento. Os filósofos passam a ser reis, ou os reis existentes devem aprender a filosofia. Porquê a sofocracia?
Porque os filósofos são os únicos que podem fazer leis perfeitas. Não é possível que os incultos governem como os filósofos. Esta argumentação baseia-se na idéia de que “saber é poder”; os filósofos amam toda a espécie de saber, o que produz virtude, justiça e perfeição, transformando a pessoa num governante virtuoso e experiente. Isto só é possível se, e só se, o governante for um filósofo.
Origem do Estado
A origem do Estado deve-se ao facto de o Homem não ser auto-suficiente. De facto ninguém pode ser ao mesmo tempo professor, advogado, mecânico, técnico de frio, médico etc. Para satisfazer todas as suas necessidades, o Homem deve associar-se a outros e dividir com eles as várias ocupações, por isso o Estado é convencional (não natural) segundo Platão.
Comunismo/idealismo: Na sua obra A republica Platão imagina que todas as crianças devem ser criadas pelo Estado e receberem a mesma educação até 20 anos, e dai ocorre o primeiro corte e define-se as pessoas com alma de bronze tem sensibilidade grosseira e só servem para agricultura, ao artesanato e ao comércio, enquanto os outros prosseguem com os estudos durante mais dez anos e ocorre o segundo corte das pessoas com alma de prata que se dedicar-se-ao a defesa da cidade e os notáveis de alma de ouro serão instruídos na arte de pensar a dois e conhecerão a Filosofia que eleva a alma até ao conhecimento puro e a fonte da verdade. E finalmente aos cinquenta anos, os que passaram com sucesso em tudo serão admitidos no corpo supremo dos magistrados.
Classes Sociais
Ele parte da ideia de os homens são diferentes e que deverão ocupar funções diferentes na sociedade. Dependendo do metal de cada um, a sociedade organiza-se em três classes: trabalhadores, guardas e governantes.
Formas de governo
Para Platão existem três formas de governo, uns bons e outros maus:
Monarquia: subdivide-se em sofocracia (rei-filósofo) e tirania (poder absoluto de um só homem violento e não iluminado);
Oligarquia: subdivide-se em timocracia (poder usurpado pela classe dos guardas) e plutocracia (governo de uma minoria rica contra os interesses dos pobres);
Democracia: governo (do povo) dos pobres. Platão era contra a democracia pois “em democracia todos os cidadãos estão de acordo: em desacordar.”
Para Platão, o melhor governo é o da sofocracia (filósofo-rei). Para ele assim como para Aristóteles a democracia é o pior de governo.
Aristóteles (384 – 322 a.C.)
“O homem é essencialmente um animal social e político”
No centro do seu pensamento está o homem político, um cidadão virtuoso e feliz. Aristóteles critica o autoritarismo e sofocracia de Platão pelo fato desta atribuir um poder ilimitado a uma parte da classe social (sábios).
Origem do Estado
Para Aristóteles o Estado tem a sua origem na família, a qual resulta da união entre o macho e a fêmea, várias famílias formam o clã e daí em diante até à formação do Estado. O Estado tem uma origem natural e não convencional, como defendiam os sofistas e Platão. O objectivo do Estado é a proporcionar a felicidade aos cidadãos.
Formas de governo
A finalidade do Estado é o bem comum, sendo assim Aristóteles pensava que cada Estado devia aprovar uma constituicao a altura das suas necessidades.
Ele distingue três tipos de constituições ou organizacao politica, segundo o número dos governantes. Estes agem de diferentes formas, em defesa do bem comum ou então, em defesa de interesses privados, resultando daí três formas possíveis de governos que se subdividem em governos retos e governos corruptos:
Governos retos |
Governos corruptos |
Monarquia (governo de um só homem) |
Tirania (governo de um só homem) |
Aristocracia (governo de poucos homens) |
Oligarquia (governo de poucos homens) |
República (governo de muitos homens) constituído pelo povo. |
Democracia (governo da maioria, dos pobres) demagogia que erra ao considerar que, como todos são iguais na liberdade. |