O que se entende por conhecimento?
Conhecimento é a apreensão pela mente de alguma realidade. O resultado do acto de conhecer, ou seja, o saber do pescador e do agricultor é um conteúdo acerca da realidade que está na consciência ou mentes. Essa realidade pode ser um objecto ou uma ideia. Por exemplo, conhecer um novo professor ou conhecer o teorema de Pitágoras. No primeiro caso, trata-se de um objecto físico (um professor); no segundo, de ideias.
No sentido lato, conhecer significa recolher e organizar informações sobre o meio envolvente tendo em vista a constante adaptação de um organismo ao meio e a sua sobrevivência. E no sentido restrito, apenas aplicável aos seres humanos, pode ser entendido como construção de representações mentais que o sujeito organiza ao longo da vida com relação com a realidade, quer interior (pensar, sentir), quer no mundo exterior.
Elementos do conhecimento
No acto de conhecimento estão envolvidos dois elementos fundamentais: o sujeito que conhece e o objecto que é conhecido. Na relação destes elementos, o sujeito tem como papel activo na recolha de informação e saber acerca do objecto. O objecto por sua vez, é tudo que pode ser percebido pelo sujeito (coisa material ou imaterial, uma acção, uma doença, uma teoria, uma cultura, etc.)