Modos do Silogismo

Modos do silogismo

Os modos dos silogismos são a estrutura (ordem dos três tipos de proposições) que formam o silogismo.
Os silogismos assumem 256 formas no total, mas apenas 19 gozam de legitimidade e são consideradas as formas válidas. As restantes são incorrectas, uma vez que não respeitam as regras anteriormente enunciadas. Cada forma particular de silogismo resulta da combinação de uma figura com um modo. As figuras são quatro e os modos são 64. As hipotéticas 256 formas resultam da combinação das 4 figuras com os 64 modos. Os modos do silogismo dependem da forma como se combinam a quantidade e a qualidade das 3 proposições que formam qualquer silogismo. Assim, temos 19 modos válidos do silogismo distribuídos pelas quatro figuras, como vai indicado no quadro seguinte:

1ª Figura Barbara
AAA CelarentEAE Darii
AII FerioEIO

2ª Figura Cesare
EAE Camestres
AEE Festino
EIO Baroco
AOO

3ª Figura Darapti
AAI Disamis
IAI DatisiAII Felapton
EAO BocardoOAO FerisonEIO

4ª Figura Bramantip
AAI Camenes
AEE DimarisIAI Fesapo
EAO FresisonEIO

Para que fosse mais fácil a sua memorização, os escolásticos inventaram mnemônicas para fixar os 19 modos válidos do silogismo.
Assim, cada caso legítimo recebia um nome cujas três vogais indicam o tipo de proposição da premissa maior, premissa menor e da conclusão, isto é, a vogal da primeira sílaba designa a natureza da premissa maior, a da segunda a natureza da premissa menor e a da terceira a natureza da conclusão.

Palme Pedro

Bem-vindo(a) ao blog do Professor Palme Pedro, um profissional com mais de 10 anos de experiência no ensino secundário e apaixonado por Filosofia.

1 Comentários

Enviar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem