Perspectivas de análise do conhecimento

Professor Palme

 Perspectiva da análise do conhecimento

Existem várias perspectivas de explicação do fenómeno de conhecimento. Ao longo da história da Filosofia este tem sido um tema e uma pergunta central – é possível conhecer? Como conhecemos? O que conhecemos? Assim, para o estudo desta problemática iremos conhecer duas perspectivas científicas (teoria filogenética e ontogenética) e uma perspectiva filosófica (a teoria fenomenológica do conhecimento).

Abordagem científica

Perspectiva filogenética 

A palavra “filogénese” deriva do grego e significa origem da tribo. A perspectiva filogenética é o estudo da evolução de uma dada espécie, neste caso, o ser humano.

O ser humano sofreu transformações significativas, desde a sua origem até aos dias de hoje, e a sua capacidade cognitiva foi evoluindo. Deste modo, mostra-nos como o ser humano evoluiu não só a nível físico, como também a nível psíquico.

Assim, o desenvolvimento cognitivo ocorreu graças à correlação do desenvolvimento das faculdades cognitivas com as capacidades técnicas. Esta permitiu, por sua vez, a alteração fisiológica e a própria constituição morfológica.

A acção provoca conhecimento e este provoca a possibilidade de novas e melhores acções e estas por sua vez, possibilita novos conhecimentos e assim sucessivamente.

Perspectiva Ontogenética

A palavra ontogenética tem origem em ontos, palavra grega, que significa ser e génese, esta estuda o conhecimento na perspectiva individual, partindo da análise das estruturas cognitivas do ser humano desde o nascimento até ao seu pleno e completo desenvolvimento.

Esta perspectiva defende que na génese e desenvolvimento das capacidades cognitivas da criança há um relacionamento necessário entre indivíduo e meio. Esta teoria foi desenvolvida pelo famoso psicólogo suíço Jeans Piaget (1896-1980) e defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da vida.

Piaget demonstrou que a inteligência é anterior ao pensamento e que este se desenvolve em etapas que são fruto de uma gradual adaptação do meio. A assimilação e a acomodação são dois processos que concorrem na formação das capacidades cognitivas de uma criança e que estão presentes em todos estádios de desenvolvimento.

1º  Estádio: Período sensório-motor

2º  Estádio: Período pré-operatório

3º  Estádio: Período Operações formais

4º  Estádio: Período operações concretas


Perspectiva fenomenológica do acto de conhecer

A fenomenologia do conhecimento é a descrição pura e crítica da realidade ou do objecto feita pelo sujeito. Em todo conhecimento,há dois elementos: um cognoscente e outro conhecido, um sujeito e objecto que se encontram face a face. O sujeito não é sujeito senão em relação a um objecto, e o objecto não é objecto senão em relação a um sujeito. 

A função do sujeito consiste em apreender o objecto: a do objecto em poder ser apreendido pelo sujeito e de forma efectiva.

O conhecimento realiza-se  em três tempos: o sujeito sai de si, está fora de si e regressa finalmente a si.

Apenas no sujeito alguma coisa se transforma pelo acto do conhecimento. No objecto nada novo foi criado, mas no sujeito nasce a consciência do objecto.

Palme Pedro

Bem-vindo(a) ao blog do Professor Palme Pedro, um profissional com mais de 10 anos de experiência no ensino secundário e apaixonado por Filosofia.

1 Comentários

  1. Obrigado, estava a procura desse conteudo para fazer meu T.P.C

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