Perspectiva da análise do conhecimento
Existem várias perspectivas de explicação do fenómeno de conhecimento. Ao longo da história da Filosofia este tem sido um tema e uma pergunta central – é possível conhecer? Como conhecemos? O que conhecemos? Assim, para o estudo desta problemática iremos conhecer duas perspectivas científicas (teoria filogenética e ontogenética) e uma perspectiva filosófica (a teoria fenomenológica do conhecimento).
Abordagem científica
Perspectiva filogenética
A palavra “filogénese” deriva do grego e significa origem da tribo. A perspectiva filogenética é o estudo da evolução de uma dada espécie, neste caso, o ser humano.
O ser humano sofreu transformações significativas, desde a sua origem até aos dias de hoje, e a sua capacidade cognitiva foi evoluindo. Deste modo, mostra-nos como o ser humano evoluiu não só a nível físico, como também a nível psíquico.
Assim, o desenvolvimento cognitivo ocorreu graças à correlação do desenvolvimento das faculdades cognitivas com as capacidades técnicas. Esta permitiu, por sua vez, a alteração fisiológica e a própria constituição morfológica.
A acção provoca conhecimento e este provoca a possibilidade de novas e melhores acções e estas por sua vez, possibilita novos conhecimentos e assim sucessivamente.
Perspectiva Ontogenética
A palavra ontogenética tem origem em ontos, palavra grega, que significa ser e génese, esta estuda o conhecimento na perspectiva individual, partindo da análise das estruturas cognitivas do ser humano desde o nascimento até ao seu pleno e completo desenvolvimento.
Esta perspectiva defende que na génese e desenvolvimento das capacidades cognitivas da criança há um relacionamento necessário entre indivíduo e meio. Esta teoria foi desenvolvida pelo famoso psicólogo suíço Jeans Piaget (1896-1980) e defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da vida.
Piaget demonstrou que a inteligência é anterior ao pensamento e que este se desenvolve em etapas que são fruto de uma gradual adaptação do meio. A assimilação e a acomodação são dois processos que concorrem na formação das capacidades cognitivas de uma criança e que estão presentes em todos estádios de desenvolvimento.
1º Estádio: Período sensório-motor
2º Estádio: Período pré-operatório
3º Estádio: Período Operações formais
4º Estádio: Período operações concretas
Perspectiva fenomenológica do acto de conhecer
A fenomenologia do conhecimento é a descrição pura e crítica da realidade ou do objecto feita pelo sujeito. Em todo conhecimento,há dois elementos: um cognoscente e outro conhecido, um sujeito e objecto que se encontram face a face. O sujeito não é sujeito senão em relação a um objecto, e o objecto não é objecto senão em relação a um sujeito.
A função do sujeito consiste em apreender o objecto: a do objecto em poder ser apreendido pelo sujeito e de forma efectiva.
O conhecimento realiza-se em três tempos: o sujeito sai de si, está fora de si e regressa finalmente a si.
Apenas no sujeito alguma coisa se transforma pelo acto do conhecimento. No objecto nada novo foi criado, mas no sujeito nasce a consciência do objecto.
Obrigado, estava a procura desse conteudo para fazer meu T.P.C
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