Sao Tomas de Aquino - as cinco vias

SÃO TOMÁS DE AQUINO – AS 5 VIAS
Partindo do principio da causalidade podemos afirmar que a ordem que observamos no mundo exige um Autor inteligente (Deus), que escolheu os meios aptos para os fins que tinha em vista. A existência desse autor inteligente (Deus) é demonstrada por S. Tomás nas provas cosmológicas chamadas as cinco vias :

1ª - Argumento do primeiro motor imóvel (funda-se no movimento) – tudo o que se move é movido por alguém, é impossivel uma cadeia infinita de motores provocar o movimento dos movidos, logo há que ter um primeiro motor que deu inicio ao movimento existente e que por ninguém foi movido, e que por este todos entendem Deus.

2ª - Argumento da causa primeira (funda-se na causa eficiente) – não é possível que uma coisa seja causa eficiente de si mesma, porque se assim fosse, uma coisa deveria ser antes de si mesma. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa e não é possível proceder até ao infinito na série de causas eficientes. Assim se chega infalivelmente a uma causa que produz e não é produzida que é Deus.

3ª – Ser necessário (funda-se na contingência dos seres) – existem seres que podem ser e não ser (contingentes) mas nem todos seres podem ser desnecessários senão o mundo não existiria, logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha existência fundada em nenhum outro ser. Este ser Necessário que existe pela sua própria natureza e não nunca deixar de existir. Este ser necessário que existe pela sua própria natureza e não pode nunca deixar de existir é Deus.

4ª – Ser perfeito (funda-se nos graus de perfeição dos seres criados) – existe nas coisas o mais e o menos bom, o mais e o menos verdadeiro, nobre, e assim de outras tais perfeições. Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que os outros e que qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres, este ser é Deus. Deus possui o ser de modo absoluto, fonte de aquilo que existe de algum modo.

5ª – Inteligência ordenadora (baseia-se nas causas finais) – vemos que alguns entes privados de conhecimento, ou seja os corpos da natureza, agem por uma finalidade. Disto concluí-se que não é por acaso, mas orientados para esse fim. De facto, quando se analisa o que ocorre no mundo verifica-se que tudo age e opera como se tendesse a um fim. A ordem do mundo é obra de uma inteligência ordenadora, transcendente a todo universo e esse ordenador é Deus.
Palme Pedro

Bem-vindo(a) ao blog do Professor Palme Pedro, um profissional com mais de 10 anos de experiência no ensino secundário e apaixonado por Filosofia.

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