Outras formas de argumentação falaciosa

Palme Pedro
1 minute read
2




Outros casos de argumentação falaciosa

- Argumento ad hominem – consiste em atacar o adversário, sem, contudo, discutir o que está em causa. Ataca-se o homem e não as suas idéias.
- Argumento da autoridade (vericundiam) – consiste em recorrer à autoridade de alguém para demonstrar a veracidade do que se afirma.
-Argumento ad terrorem – quando se procura levar alguém a admitir determinada tese invocando as consequências negativas que resultarão se tal tese não for aceite. Exemplo muito frequente em períodos de campanha eleitoral.
- Argumento ad baculum – quando faltam argumentos racionais, há quem recorra à lei da força. O báculo é o bastão que tanto serve para amparar alguém como para dar umas cacetadas! Estes argumentos fazem apelo à força ou ao poder de alguém.
- Argumento ad populum – apela ao povo recorrendo não à razão mas sim à emoção. Igualmente muito usado nas campanhas eleitorais assim como publicitárias.
Ex.: Hyper jeans! Só para os verdadeiros conhecedores! Seja um deles!

Os Paradoxos
Literalmente, a palavra paradoxo significa o que está para além da opinião corrente (senso comum). É um raciocínio ou enunciado que vai contra o bom senso lógico e que parece insuperável pela absurdidade. Absurdo significa algo que é contrário à razão. Sendo assim, o paradoxo parece-nos sempre contraditório. Porquê? Porque o paradoxo é um raciocínio que tanto demonstra a veracidade como a falsidade de um juízo.
Ex.1: Graças a Deus ainda sou ateu.
- O sujeito é ou não é ateu?


Tags

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!