Definicao do conceito Ontologia

Palme Pedro
1 minute read
0
O CONCEITO DO SER-ENQUANTO-SER
Etimologicamente, a ontologia é a ciência do ser em geral, ou do ser enquanto ser; o seu objecto é toda a realidade (material, espiritual e Deus), no que ela tem de mais geral e comum – o ser – com o fim de investigar as raízes mais profundas dessa mesma realidade. Daí o chamar-se-lhe metafísica geral.

Não é o estudo dos seres particulares, que encontramos à nossa volta e a que nos referimos constantemente, mas de todos os seres unicamente, enquanto são; de tudo o que é, só enquanto é; do ser em abstracto, que se encontra concretizado em todos os seres. Assim, o objecto material da metafísica é, precisamente, a realidade total e o seu objecto formal é a maneira como essa realidade é encarada: no que ela tem de mais geral e comum – o ser.

Pode definir-se, portanto, como a ciência do ser enquanto ser, dos seus princípios constitutivos e das suas causas. O ser, que a ontologia se propõe estudar, é o resultado da mais elevada abstração, efetuada a partir dos diversos seres individuais e concretos que se impõem ao nosso conhecimento. O que é o Ser? Ser é tudo quanto existe, independentemente do modo como é. Este conceito é muito abstracto e de máxima extensão e de compreensão mínima.
Há diversas formas do ser:
O ser real é o que existe, de fato, a realidade objectiva, fora do nosso pensamento. Ex: mesa, laranja, etc.
O ser ideal é o que corresponde aos conceitos e aos seres possíveis, uma realidade subjectiva, cuja existência não envolve contradição.

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!