NOÇÕES BÁSICAS
Política
A palavra política vem do grego “politiké” – arte de governar a “polis” – a cidade. A política tanto pode ser entendida como a arte de governar, isto é, os princípios directivos da ação de um governo, quer no que diz respeito à sua administração interna, quer no tocante às relações com os outros Estados.
Na antiguidade grega, a “política” traduzia-se por República, para significar: organização, regime político, a constituição de uma cidade soberana, de uma comunidade ou Estado com individualidades e autonomia própria.
Política – é o conjunto das ações levadas a efeito por um grupo de indivíduos, grupos e governantes com vista a resolver problemas com que se depara uma colectividade humana. Estas são orientadas por imperativos como: o bem comum, a ordem pública, a justiça, a harmonia e o equilíbrio social.
A política tem duas interpretações opostas, embora com o mesmo objectivo comum que é o poder. O poder é tradicionalmente entendido como os meios adequados à obtenção de qualquer vantagem (Hobbes) ou como conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados (Russell). Para Norberto Bobbio existem três formas de poder: econômico, ideológico e político.
Para alguns a política é essencialmente uma luta, um combate, o poder que permite aos indivíduos e aos grupos que detêm assegurar o seu domínio sobre a sociedade e dele tirar proveito.
Aqui a política é concebida como meio de realizar a integração de todos os indivíduos na comunidade e criar a cidade justa.
O problema político é relativo à origem do Estado
e a sua função, à sua organização, à sua melhor forma, à sua função e ao seu
fim específico, à natureza da acção política e as relações do Estado com a ação
moral, à relação entre Estado e indivíduos, entre Estado e igreja, entre Estado
e partidos (Ler texto 1 da pág. 57 do Manual da 12ª classe, Ed. Longman).